Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

sábado, 31 de março de 2012

Brasileiros em Portugal.

Putz, escrever sobre os meus conterrâneos é algo que poderá causar algum desafeto por parte deles, mas vou escrever apenas sobre aqueles que já conheci e que vejo por aí a fora, não irei generalizar mas provavelmente algumas citações servirão para todos, os que estão em Portugal e os que estão em outros países, porque antes de mais nada somos Brasileiros e isso ninguém nos tira.
Estou em Portugal há mais de cinco anos e já conheci inúmeros Brasileiros e posso dizer que a experiência que tive não foi da melhores e que noventa e nove porcento deles não valiam e não valem um "pão com ovo mexido".
O que falta a estes que conheci e para alguns que já vi falarem em público é o respeito, por mais que estejamos há um, cinco, dez ou trinta anos por aqui seremos sempre imigrantes e Brasileiros, e o respeito é algo que deveríamos ter sempre, mas muitos não pensam assim. Uma coisa básica é que quando estamos em uma casa estranha é que nunca devemos abrir a geladeira, aprendi isso com a minha mãe e vou ensinar ao meu filho, mas os que conheci além de abrirem a geladeira enfiam o dedo na panela literalmente.
Conheci Brasileiros que se drogavam no estacionamento do shopping onde trabalhavam, ameaçavam o patrão com uma faca, pisava e enganava outros Brasileiros só porque estavam de bem com a vida, que ganhavam a confiança do colega de trabalho para o prejudicar e que namoravam Portugueses para poderem ficar legalizados mas viviam-lhe pondo os "cornos".
Encontrar pessoas assim só faz mal, ainda mais porque os bons pagam pelos maus, é ruim chegar em um local e te dizerem que não há vagas devido ao seu "sotaque", ou que a empresa não contrata Brasileiros porque outros já realizaram furtos dentro da empresa. Quem sai do Brasil e vem para Portugal deveria ter mais cuidado com os atos, sair na rua e verificar que alguns são totalmente arrogantes e prepotentes não vai fazer com que os Brasileiros se tornem Portugueses, até porque por mais anos que aqui estejamos e mesmo com um documento Português ao abrirmos a boca seremos sempre Brasileiros.
O problema que muitos Brasileiros são "folgados e espaçosos", durante a semana passada fui renovar o meu passaporte no Consulado do Brasil no Porto, graças a Deus aprendi a ter educação e respeito, fui bem atendido por todos e não tive nenhum tipo de problema, mas durante o processo de assinar os documentos chegou uma Brasileira que já deveria estar lá há mais tempo que eu e que foi encaminhada ao último "guichê" e ao ser questionada sobre toda a documentação necessária respondeu de forma estúpida a pessoa do Consulado, pois bem, esta não que já deve levar diariamente com os Brasileiros estúpidos, mal educados, arrogantes e ignorantes não perdeu tempo e deu uma réplica a altura nas palavras e no tom de voz, e na mesma hora a pessoa mudou totalmente, da estupidez foi para a sensatez.
Não consigo entender do porque de alguns agirem da maneira que são, não há motivos, em todo lugar em que fui educado e simpático houve a reciprocidade, mas se há lugares em que os que trabalham já encontram-se saturados de arrogância, ignorância e de má educação provavelmente os Brasileiros de bem pagarão por isso.
Então meus conterrâneos, se forem para fora do Brasil com destino a qualquer país no Mundo, por favor, levem na bagagem uma dose extra de educação, respeito e simpatia, porque enquanto formos o povo "folgado" com o pensamento de que podemos tudo continuaremos a fechar as portas de acesso em diversos locais, e com isso os Brasileiros de bem pagarão a conta por causa dos Brasileiros de mal.

Sem comentários:

Enviar um comentário