Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Enviar curriculuns e não receber respostas.

Como muitos já sabem o desemprego em Portugal está nas casa dos 14% e a tendência é a situação piorar, mas para quem encontra-se desempregado, como eu, e para quem realmente procura intensamente uma vaga no mercado de trabalho, a parte mais interessante é que para muitos curriculuns enviados, as respostas sobre o recebimento por parte das empresas são praticamente nulas.
É estranho ver que o envio de curriculum é praticamente em vão, porque se houvesse um retorno por parte da empresa já fortaleceria ainda mais a pessoa em continuar a procurar uma vaga no mercado de trabalho. Mas como pode haver tantos desempregados se há tantas vagas anunciadas? Bem, isso pode parecer brincadeira, mas para quem acessa a sites de emprego como o Net-Empregos ou o Emprego.Sapo pode verificar que há muitas vagas, no caso do Net-Empregos só na data de hoje há 105 vagas de trabalho, bem, se há em Portugal mais de 500 mil desempregados e um só dia surge 105 vagas de emprego na região do Porto, como é possível o número de desempregados ainda estar a aumentar?
Se os sites estiverem de comum acordo com o Governo, provavelmente preenchem o site com vagas fictícias para posteriormente apresentar números ao Governo para que possam ganhar algum incentivo. Vamos não pensar desta maneira, mas que as pessoas não preenchem os requisitos necessários, mas afinal, quais são os requisitos?
No meu caso, enviar todos os dias uma média de três curriculuns e não receber nenhuma resposta é como procurar uma agulha no palheiro, não é normal e provavelmente não sou o único a pensar desta maneira.
Mas se na região do Porto há 105 vagas disponíveis, na Capital Lisboa haverá muito mais, basta começarem a pesquisar as vagas em outros locais, mesmo que em outros sites as vagas se repitam, mas provavelmente há muita vaga, pensar diferente acho que é melhor, ainda mais que há outras empresas de trabalho temporário que divulgam a mesma vaga inúmeras vezes em um curto espaço de tempo. Um exemplo: A empresa GoWork anuncia constantemente a vaga de Operador de CallCenter, esta vaga foi divulgada no mês de Dezembro do ano passado, e o mais interessante que a mesma vaga voltou a ser divulgada no mês de Fevereiro, esta vaga, já havia sido divulgada, dentro deste espaço de tempo mais duas vezes, então é de se estranhar que em quatro meses a mesma vaga tenha sido anunciada quatro vezes.
Se estamos no mesmo barco, no barco do desemprego, o melhor a fazer não é desanimar, mesmo que o Primeiro Ministro de Portugal indique que sair de Portugal seja a melhor opção, então desanimar é o mesmo que desistir, então parece que os governantes querem que os desempregados desistam, mas o melhor a fazer é erguer a cabeça e "bola para frente que atrás vem gente".

Sem comentários:

Enviar um comentário