Para quem reside em Portugal conhece um ramo do governo que não é fictício e que existe mas não se faz existir que chama-se Autoridade da Concorrência. Pois bem, este "sei lá o que" existe para verificar os preços praticados no país, averigua se há ou não cartelização de preços em diversos segmentos de negócio, bem isso é o que deveria ser na prática mas praticamente não é.
Para quem vive em Portugal sabe que há nos postos de combustíveis sempre os mesmos valores, mas para a Autoridade da Concorrência é apenas coincidência, mas como pode ser coincidência se um motorista leva seu carro para a BP, Repsol ou Galp e encontra-se o preço da gasolina 95 a €1,749? E quando há diferença é de apenas €0,005. Sim, vocês não viram errado, esta é mesmo a diferença, e até agora não vi nenhuma moeda a circular com este valor.
Para concluir que os preços praticados são uma mera coincidência, a Autoridade da Incompetência demorou quatros meses, diz que analisou diversos fatores que fizeram chegar a esta conclusão.
Em outros segmentos nem se ouve do trabalho desta Autoridade, e um deles é nas tarifas de telefonia móvel. As três empresas de telefonia móvel de Portugal possuem diversos planos, mas todos possuem o mesmo tarifário e os mesmos valores de ligação, se alguém possui um plano da Vodafone e cansou desta e migra para a TMN encontrará os mesmos valores a pagar se quiser um plano semelhante ao anterior, não muda em nada. Agora possuem a internet 4G, mas quem quiser adquirir uma "pen" para acesso no notebook irá pagar o mesmo preço nas três operadoras, então isso é o que Autoridade da Incompetência? Acho que ela vai surgir do nada e dirá que é apenas uma mera coincidência.
Quem vai a algumas lojas de tecnologia encontrará diversos aparelhos de telefone a venda, mas se procurar pelo Samsung Galaxy SII verá que praticam os mesmo preços.
Então a Autoridade da Incompetência é mesmo incompetente, não conseguem analisar nada, e quando analisam demora meses para chegarem a uma reposta ridícula, é como se não prestassem atenção nos verdadeiros preços praticados no comércio e que é como um "conto de fadas" onde só aparecem quando é mesmo preciso ou quando exercem uma determinada pressão para que corrijam algo que a população tem a certeza de que está incorreto.
Na verdade a Autoridade da Concorrência é algo abstrato, porque não faz nada de concreto, é como se não existisse, e desta maneira o melhor fazer é denominá-la como Autoridade da Incompetência.
Sem comentários:
Enviar um comentário