Bem, como um bom brasileiro que sou adoro carros, e ao deixar o meu querido Brasil para trás pude constatar que a indústria automóvel do meu Brasil é realmente ridícula. Carros vendidos a peso de ouro deveriam possuir um "design" arrojado e seguir as mesmas linhas dos carros vendidos em outros países, mas não é assim que funciona.
As montadoras no Brasil ganham fortunas em dinheiro enganando o povo que pensa em estar adquirindo um veículo novo e de grande porte, e com ajuda dos altos impostos, só há uma parte que sai a perder, que é a população.
Mas vamos então aos casos concretos que irei por aqui citar a partir de agora.
- Todos conhecem o veículo Astra, que no Brasil ainda é fabricado pela GM e que em Portugal é fabricado pela Opel, mas ao buscar os veículos poderemos verificar que não são iguais. No Brasil este veículo está totalmente defasado e já sairá de linha, enquanto em Portugal o veículo já está bem atualizado e com boas vendas, e provavelmente não chegará ao Brasil. Já que o modelo anterior que em Portugal foi vendido chegou ao Brasil como Vectra GT.
Já o Vectra não é mais fabricado pela Opel, entrou um ótimo veículo em seu lugar, o Opel Insígnia, um veículo que nem em pensamento chegará ao Brasil porque há tantas características neste que o preço a cobrar no Brasil seria impraticável.
Todos nós conhecemos a Fiat, a Ford e a Volks, mas há diferenças enormes nos veículos fabricados no Brasil e em Portugal. Os exemplos são muitos como o Uno, Golf, Focus entre outros, que quando já não estão sendo mais fabricados em Portugal, estão sendo fabricados no Brasil. O "design" não corresponde ao mesmo carro vendido no Brasil e em Portugal.
Há carros fabricados no Brasil que foram exportados para Portugal, é o caso do VW Fox e Palio Weekend, mas estes vieram com itens de série que como opcionais no Brasil encarecem ainda mais os carros que já não são tão baratos assim.
Quem quiser comparar os veículos vendidos nos dois países e que possuem o mesmo nome, basta acessar a sites como Opel.pt, Ford.pt, Fiat.pt e Volkswagen.pt, e poderão verificar o quanto se paga por veículos defasados no Brasil.
Mas falar desta situação é algo que provavelmente não irá mudar muita coisa, já que quem são os maiores interessados em manter os veículos fabricados no Brasil defasados são as indústrias e o governo. Ainda é possível adquirir veículos igual aos fabricados em Portugal, mas após dois, três anos do seu lançamento.
Bem, neste caso o jeito é começarem a boicotar os fabricantes, pedir ao Governo do Brasil que abaixem os impostos e que exijam a fabricação de verdadeiros carros, porque do jeito que está, até a BMW pensa em não construir uma fábrica no Brasil devido a carga fiscal elevadíssima.
Este é o Brasil, que possui a sexta economia mundial mas com indústria automóvel dos anos setenta.
Sem comentários:
Enviar um comentário