Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

domingo, 11 de março de 2012

Imigrar ou Emigrar? Tanto faz.

Para uma determinada região é Imigrar e para outra é Emigrar, mas uma coisa é certa, sair do seu local de origem por algum motivo requer muita coragem e sangue frio.
Largar algo, alguém e muito mais para trás é uma decisão difícil, mesmo que seja para outro Estado ou para outro País, é algo que deveria ser muito bem pensado, mas que em alguns casos nem chega a tanto.
Um Imigrante ou Emigrante, deverá ter a noção do que poderá sofrer longe daqueles a quem pode segurar a mão, o sofrimento pode ser óbvio ou não, a discriminação, o preconceito, o racismo e o pré-conceito são as coisas a quem a pessoa deve levar em conta, mesmo sem ter passado por algo igual, deverá perceber que nem em todo lugar será bem recebido.
As características pessoais não será tão valorizada, se for alguém da mesma raça de quem já chegou antes ao local, a generalização poderá dificultar ainda mais a adaptação de quem realmente pensa em ser feliz, e uma possível fase de depressão pode ocorrer.
Para quem pensa em fazer todo este processo sozinho, cuidado, é muito mais difícil do que ir com alguém que lhe possa segurar a mão nos momentos mais difíceis, será sempre a pessoa de outro lugar, em qualquer momento que lhe perguntarem de onde é, poderá haver mais alguém que venha a observar dos pés a cabeça, querendo saber se realmente há alguma qualidade que poderia elevar o seu patamar, ao contrário de quem já fez por merecer ser mal recebido.
Se conquistar um trabalho deverá matar uma selva africana por dia para provar o que vale, e mesmo fazendo o que deve fazer, será sempre difícil provar que é bom, mesmo sendo melhor, haverá sempre as dúvidas sobre o seu trabalho e pessoas querendo puxar-lhe o tapete.
Imigrar ou Emigrar é bom, é como se uma pessoa resolvesse construir uma faculdade com cursos sobre lição de vida, onde não precisam livros e nem professores, mas sim de pessoas com má fé e boa fé.
Se para alguém é importante sair do País de origem, prepare-se psicologicamente e fisicamente, mesmo tendo uma boa educação e formação é possível que não seja valorizado.
Mas antes, pesquise, busque informações sobre o seu destino, tente conhecer pessoas residentes nestes locais, imigrantes ou emigrantes, é importante mais do que tudo saber sobre os meios de sobreviver e viver, e o melhor, nunca deixe de ser o que é, sendo assim, imigrante ou emigrante, seja você mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário