Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Centro de Emprego, uma grande piada.

Hoje como muitos fui obrigado a me dirigir ao Centro de Emprego na cidade de Matosinhos na grande Porto, e todos nós ouvimos coisas interessantes sobre algumas novas regras para todos que estão inscritos no Centro de Emprego e que recebem e que não recebem o auxílio desemprego.
Ao chegar no local iniciou a pequenina palestra para informar que todos serão obrigados a fazerem cursos de formação, ótimo, até acho interessante, e que ajudam apenas com o valor de refeição de €4,27, mas onde está o erro nisto? Está no fato de todos terem que realizar o curso, os que não quiserem deverão cancelar a inscrição no Centro de Emprego.
Pensando bem, alguns que lá estavam não recebem o auxílio desemprego e que provavelmente irão cancelar a inscrição. No meu caso, estou inscrito e desde o momento em que fiquei desempregado no ano passado até agora não recebi nenhuma proposta de emprego por parte deles e mesmo eu respondendo a uma vaga anunciada no site do Centro de Emprego não recebi reposta, então para que vale a inscrição no Centro de Emprego? Vale para aqueles que estão a receber o auxílio desemprego, porque se não realizar a formação exigida por eles perde o auxílio desemprego, é retirado e também deixa de poder se inscrever no Centro de Emprego por uns três meses (como se esta inscrição servisse para algo).
As formações até são interessantes, havendo apenas quatro opções e três opções de horários, para quem está desempregado é realmente uma mais valia, mas também iremos verificar se realmente após a realização destas formações se algo irá mudar na hora de se conseguir uma vaga de trabalho.
O Centro de Emprego exige até uma procura ativa de trabalho através de comprovantes de procura de trabalho, mas para se ter uma ideia, no meu caso, até o presente momento não houve nenhuma solicitação por parte deles para eu comparecer com os comprovativos, e a pequenina palestra da qual participei hoje foi praticamente a mesma que havia participado a uns sete meses atrás onde também preenchi um ficha sobre cursos de formação para me chamarem e para a minha surpresa até o presente momento também não fui chamado para iniciar nenhuma formação que escolhi.
Agora o jeito será aguardar quando irão resolver me chamar para o inicio das atividades, porque do jeito que são, é bem provável que até o ano que vem eu não receba nada por parte do Centro de Emprego.

Sem comentários:

Enviar um comentário