Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Custa muito responder???

Para quem encontra-se desempregado como eu deve imaginar do que se trata este texto. Algo que se passa e que não é nenhum pouco normal é o fato de noventa e nove porcento dos curriculuns enviados não receberem nenhum tipo de retorno por parte de quem os receberam, e isso é constrangedor.
Todos os dias envio entre um a três curriculuns, e se somados pelo período de uma semana dá em média dez curriculuns enviados, sendo que no final de um mês que possua o período de vinte e dois dias úteis chego a enviar quarenta e quatro curriculuns por mês, destes todos é praticamente nulo o recebimento de uma resposta por parte de quem recebeu o meu curriculum.
Mas a melhor parte é que há uns meses atrás passou na televisão, em um jornal da TVI uma reportagem sobre uma cidade Alemã que está a precisar de pessoas para trabalhar em algumas empresas e que estavam aceitando os curriculuns de Portugueses, e eu me aventurei a enviar o meu curriculum. Bem, o endereço de e-mail que estava indicado na reportagem recebeu milhares de candidaturas, provavelmente bem mais do que todas as empresas a quem eu enviei o meu curriculum. Após eu enviar o meu curriculum após uma semana recebi uma resposta sobre o processo de seleção. Porra (me desculpem pelo palavrão, mas fiquei indignado) os "caras" da Alemanha após receberem milhares de curriculuns conseguiram me responder, e o povo das empresas que eu enviei daqui de Portugal e que não produzem nada são incapazes de darem um retorno.
Neste e-mail de resposta me indicaram que até o final do mês de Março me dariam uma resposta porque os curriculuns estavam sendo analisados um a um.
Na semana passada para a minha surpresa recebi o e-mail com o resultado do processo de seleção, este indicando que não fui aprovado porque o conhecimento da língua Alemã é essencial. Não fiquei triste mas fiquei ainda mais admirado por ser tratado com respeito e dedicação por um processo seletivo em que provavelmente já tinha em mente que não seria aprovado. Ao contrário daqui que já realizei o envio de centenas de curriculuns e destas centenas praticamente só obtive resposta de praticamente dez empresas. Então custa muito responder ao envio de um curriculum? Acho que não, porque na Alemanha há o respeito por todos os candidatos que participaram e de lá enviaram respostas, ao contrário daqui que me parece que há empresas que não possuem respeito algum por quem envia o seu curriculum e que dá a impressão que ganham algo do Governo pela quantidade de curriculuns recebidos mas que não precisam dar resposta alguma aos candidatos.
Responder a um desempregado faz bem, porque para quem já anda há meses a enviar curriculuns sabe o quanto de ânimo dá na pessoa quando esta recebe uma resposta, mesmo sendo negativa, porque lhe dá forças para continuar o seu envio diário para voltar ao mercado de trabalho e ser valorizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário