Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Universidades e alguns cursos precisam ser investigados.

Provavelmente este texto encontrará pessoas que não aceitarão o meu ponto de vista, principalmente os dos cursos que irei mencionar aqui, mas irei escrever isso porque não é possível que mesmo com esta crise assolando alguns países da Europa e que iniciou nos Estados Unidos ninguém teve a capacidade de se dirigir as Universidades dos péssimos administradores que causaram toda esta situação.
Mas antes da crise já pude verificar inúmeras empresas que faliram e que entraram em crise e que não aconteceu praticamente nada aos administradores que fizeram isso acontecer, já vi a VASP, TransBrasil, VARIG, PanAm, Banco Ecônomico, Banco BPN (Portugal) entre outros que agora não me lembro.
Pois bem, fazer isso com empresas é inadmissível, já com países é ainda pior porque lida com a população e quem acaba sofrendo é a parte mais carente, mas então vamos realmente ao que interessa, já que há políticos que também há formação superior mas parece que nada aprenderam.
Muitos do que colaboraram com a falência de empresas e com a crise mundial possuem formação superior em Economia, Administração de Empresas e Direito com Pós, Mestrado, Doutorado e algo mais, e aprenderam tudo em uma Universidade, mas afinal, em qual Universidade aprenderam? Ninguém provavelmente saberá responder. Mas provavelmente já posso dizer que não foi uma "FaFuP" (Faculdade de Funilaria e Pintura) da vida, porque se fosse, provavelmente nada disso teria e estaria acontecendo.
Mas atualmente vemos representantes do FMI e da Troika em países da Europa que para emprestarem dinheiro solicitam o aumento de impostos, corte nos salários, diminuição de funcionários, aumento de tarifas de transportes e dos combustíveis. Mas que diabo de economistas são estes que para ajudar um país a crescer pedem tudo isso? Em qual curso foi dito que para o crescimento de um país é necessário aumentar a carga fiscal e diminuir salários? Ninguém saberá dizer, mas é difícil pensar assim, já que se pensarmos ao contrário, com a diminuição dos impostos aumenta o poder de consumo da população gerando empregos e assim por diante.
Em Portugal houve um Primeiro Ministro formado em Engenharia, bem, até um tempo atrás muitos questionavam o seu diploma de Engenheiro e no final acabou tudo em "pizza". Mas para não ter mais dúvidas sobre o seu diploma, provavelmente o Engenheiro José Sócrates conseguiu o seu diploma no "Instituto Universal Brasileiro" (para quem conhece deverá saber do que se trata), porque foi outro que estando no poder conseguir iniciar o processo de afundar Portugal na lama.
Provavelmente todas estas pessoas envolvidas em falências e crises se formaram provavelmente nos anos 60, 70 e 80 em cursos de Economia, Administração e outros, mas será que atualmente o método de ensino foi alterado? Porque se pensarmos bem, caso não tenha havido algum tipo de alteração teremos no futuro os mesmos problemas de má gestão e uma crise ainda pior do que a atual.
Então poderia haver uma comissão apenas para verificar onde os péssimos administradores e economistas  estudaram e aprenderam como "afundar" empresas e países, porque do jeito que vai, se não houver melhorias o futuro provavelmente não será dos melhores.

Sem comentários:

Enviar um comentário