Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Nova política de desemprego de Portugal.

Agora que a "porca torceu o rabo" financeiramente aqui em Portugal, os políticos resolveram apertarem o cerco em cima de quem ganha algum subsídio do Governo, e assim indicou algumas regras que entrarão em vigor imediatamente.
Não irei indicar aqui quais regras são, mas irei apenas indicar o meu ponto de vista sobre esta decisão que irá afetar milhares de desempregados, sendo que muitos nem saem em busca de trabalho.
O Governo português paga a milhares de pessoas um subsídio denominado RSI (Rendimento Social de Inserção), estas milhares de pessoas até agora não possuíam nenhum tipo de obrigação, ao contrário de quem recebe o subsídio de desemprego, que há obrigação de apresentações quinzenais em uma Junta de Freguesia ou algo do gênero.
Agora o Governo quer obrigar a todos os que recebem o RSI a se cadastrarem em centros de emprego e consequentemente a aceitarem cursos profissionais que lhe sejam disponibilizados e também a aceitarem as  ofertas de trabalho.
Pois bem, acho que isso deveria ter ocorrido há muitos anos e não só agora, é um absurdo sair de casa e caminhar poucos metros para verificar que há vagabundos sustentados pelo governo em portas de bares e cafés sem preocupação nenhuma em enviar um curriculum sequer para voltar ao mercado de trabalho.
Eu ganho o meu subsídio de desemprego e sou obrigado a possuir documentos que provem a minha procura constante de emprego, quando me chamarem serei obrigado a apresentar três comprovativos mensais que dá ao final do período do subsídio um total de trinta e seis comprovantes.
Muitos que estão a "mamar" nas tetas do Governo nunca se preocuparam em procurar um trabalho sequer, um exemplo foi ver um rapaz que participou de uma entrevista que rejeitou um trabalho temporário próximo a sua residência onde ganharia em torno de €680, o problema foi que o trabalho era temporário e por isso não aceitou.
Os que ganham algo do Governo não se esforçam, eu tenho em mãos mais de cinquenta comprovantes de envio de curriculuns para apresentar quando solicitado, não sei falar dos demais, mas é um absurdo que há muitos que não se esforçam e possuem uma vida "mansa" e outros que fazem o que o Governo obriga não possuem nenhum tipo de incentivo por isso, mesmo que seja por obrigação.
Já estava na hora de o Governo realizar este procedimento, acabar com a "corja" de vagabundos é algo realmente bom, e penso que se estes que vivem em portas de bares e de cafés porque ganham do Governo o RSI perderem este dinheiro, aí sim começarão a fazerem algo de importante na vida, que provavelmente será por começarem a procurar trabalho, porque assim terá que provar por "a+b" que realmente merecem receber algum dinheiro por parte do Governo.

Sem comentários:

Enviar um comentário