Desde que me conheço por gente há no Brasil uma doença que aparece em grande escala na época do Verão, que é a Dengue. Esta doença é transmitida através de um inseto que solta as suas larvas em água parada, e não precisa ser muita água, em pouquíssima quantidade já é possível o desenvolvimento deste inseto e o nome científico dele é Aedes Aegypti, mas conhecido como o Mosquito da Dengue.
O mais estranho nisso é que entra ano e sai ano e a situação nunca muda, antes de iniciar o período do verão que é quando ocorrem os maiores casos há sempre divulgação de medidas para evitar a transmissão e proliferação da doença, sempre há orientação para evitar o acumulo de água em pneus, vasos, garrafas e entre outros objetos que podem servir de ninho para a proliferação do mosquito.
Mas pensar que esta situação é culpa do Governo é um pensamento pouco correto, porque não é o Governo que deixa no quintal de uma casa objetos para o acumulo de água, não é o Governo que joga pneus e outros objetos no lixo onde possa acumular água, e o Governo sempre que pode inicia a campanha para evitar uma possível epidemia, mas nem sempre dá certo.
Já há no Rio de Janeiro uma epidemia de Dengue, mas afinal, porque acontece tanto esta epidemia em todos os anos mesmo com a divulgação de campanhas? Provavelmente esta pergunta deverá ser respondida pelas pessoas que ficam cômodas nos sofás em suas casas sem se preocuparem com o que poderá acontecer, porque enquanto não acontece com alguém da família e ou alguém próximo a família não são capazes de levantar do lugar e fazer o que é certo, não deixar nenhum tipo de objeto que possa servir de ninho para os mosquitos largarem as suas larvas.
É possível verificar que quando ocorrem as epidemias a população que sofre com a doença sempre vem a público criticar o Governo. Não estou aqui a defender nenhum Governo porque nunca ganhei nada por fazer uma determinada propaganda, mas penso que há um pouco de ignorância por parte da população, porque me lembro bem de toda a campanha na mídia sobre como evitar a Dengue, eu mesmo jamais deixei água parada quando residi em uma casa na cidade de Guarulhos, e sei que ninguém bateu a minha porta naquela época para saber se eu tinha ou não tinha algum objeto que pudesse servir de casa para o mosquito.
O problema é que quando passa a temporada da Dengue no Brasil, uma grande parte da população se esquece de tudo, parece que a memória falha, e quando chega o final do ano que é quando inicia-se as campanhas é que voltam a lembrar-se das providências a serem tomadas para evitarem a proliferação da doença, mas este tipo de pensamento deverá durar o ano todo durante muitos anos, porque com uma consciência maior por parte da população não teremos em um futuro próximo uma nova epidemia da Dengue em diversas regiões do Brasil.
Sem comentários:
Enviar um comentário