Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Falta de Profissionalismo Parte IV - Endesa Portugal.

Agora em Portugal possuem duas distribuidoras de energia elétrica, a toda poderosa EDP e a toda incompetente Endesa Portugal.
Até o começo do ano passado tínhamos aqui em casa a eletricidade distribuída pela EDP, mas como a Endesa surgiu no mercado oferecendo descontos de três porcento no valor da energia sem as taxas para os clientes que solicitaram fatura em papel e cinco porcento de desconto no valor para clientes que solicitaram a fatura em débito direto na conta, resolvemos trocar de distribuidor. Pois bem, há alguns "post´s" atrás, havia mencionado uma situação de cobrança por parte da Endesa Portugal que caso eu não tivesse me percebido teria pago em dois meses €100 a mais sem ter gasto tudo isso em energia.
Ainda em relação a esta situação ela ficou resolvida, mas não totalmente. Ficaram por me creditar um valor em torno de €25 na conta do mês seguinte (conta do mês de Março), me enviaram a conta sem o devido crédito e liguei para reclamar, o atendente me indicou que receberia uma nova conta em casa com o valor retificado e me pediu para aguardar.
Bem, passados alguns dias e nada da fatura chegar em minha casa, mais alguns dias se passaram e recebi em minha casa uma carta da Endesa Portugal com um novo pedido de desculpas pelo mal sucedido.
Agora peço novamente desculpas aos meus leitores porque irei baixar o nível devido a tanta incompetência desta empresa ridícula.
Liguei no dia 30 de Março para esta merda de empresa, questionei a atendente do porque de ainda não ter recebido em casa a fatura com o valor corrigido e aproveitei para indicar a leitura do "relógio" da luz para as contas virem com os valores corretos.
Recebi a informação que dentro de três a cinco dias receberia em minha casa a fatura. Passou o prazo e na data de hoje verifico o recebimento de uma carta da Endesa Portugal, e quando abro achando que se tratava da conta me deparo com um aviso de falta de pagamento.
Puta que pariu, esta merda chamada Endesa Portugal não me envia a porra da fatura em tempo ábil e me envia um aviso de cobrança com a indicação de que contrato será reincidido.
Como é possível uma empresa que fornece um dos serviços essenciais para a sobrevivência das pessoas ser tão irresponsável e nem um pouco profissional? É difícil de responder já que não é a primeira vez que esta Endesa Portugal de merda procede desta maneira.
A carta recebida hoje veio datada de 27 de Março, pois bem, havia ligado no dia 30 de Março para tentar resolver, mas a melhor parte é que nesta carta está o aviso para pagamento até o dia 06 de Abril e hoje é dia 10 de Abril, como podem fazer uma merda deste tamanho? Não sei dizer.
Resolvi ligar para o centro de apoio ao cliente para verificar a situação, como sempre uma atendente estúpida que se julga esperta mas na primeira questão colocada fui obrigado a ficar a espera. 
Bem, quis reclamar e me indicou um e-mail para enviar a reclamação (clienteportugal@endesa.es), sim, o e-mail é da Espanha, e pelo telefone não é possível fazer a reclamação. A falta de profissionalismo desta empresa conseguiu superar a de muitas que eu conheço, e do jeito que a coisa vai, não irão melhorar porque o principal foco da merda da Endesa Portugal é enganar os clientes com cobranças absurdas, visando apenas o lucro e não a melhoria de seus serviços.


5 comentários:

  1. pois, eu tenho endesa há 3 anos e nunca tive problemas, infelizmente isso acontece em todas as empresas (queixas)

    ResponderEliminar
  2. A experiencia relatada aqui no blogue é muito parecida com a minha, eu sobrescrevi os serviços da ENDESA Portugal em 01/09/2012, a troco de uma falsa promessa de desconto de 5% no valor final de factura. No primeiro mês no dia indicado liguei para a ENDESA e dei o valor que aparecia no contador referente ao consumo mensal de energia, o mesmo se sucedeu no seguinte mês em Novembro para o consumo de Outubro e desde esse mês até hoje 08/07/2013 nunca mais tive sossego com a ENDESA. Em Novembro disseram-me que houve um erro de contagem e que tinham de re-facturar os meses transactos. Em Novembro chegou nota de credito dos meses que eu dei contagem e já havia sido facturado e pago com novas facturas mais altas e a factura do mês corrente .Em Dezembro, depois de fornecer a leitura do meu contador pelo telefone para a ENDESA, recebi carta da ENDESA que o mês de Novembro estava mal facturado e volto a receber novas notas de credito desde o primeiro més de contrato, e novas facturas com valores mais altos e a factura para pagamento do mês de Novembro. Há que também contar para bem da verdade, que liguei para a ENDESA e não existiu uma única pessoa que me soubesse dizer o que estava a passar, mas o motivo mudava dependendo de pessoa para pessoa com quem falava ou era porque houve uma contagem física, (contagem pela EDP porque a ENDESA não faz nada, não tem energia-compra a EDP, não liga contadores é a EDP que contrata prestador de serviço, não faz contagem física é a EDP de 3/3 meses, resumindo só engana), ou porque não tinham sido dados os valores de consumo, ou porque os valores estavam errados e para meu desespero quando perguntei quem era a pessoa responsável com quem pudesse falar sobre o assunto disseram-me para ir á loja do cidadão no Porto ou á loja do Cidadão em Lisboa, esta gente julga que o país é no Porto ou em Lisboa mas esqueceram que estão a enviar as facturas para todo país…etc!? pelo caminho fui recebendo ameaças de corte de energia de que se não pagasse o valor referido, que eu já tinha pago, iriam proceder ao corte de energia. Posto isto e Chegado a Janeiro dei contagem do mês de Dezembro e tudo repetiu-se, nova nota de crédito para todos os meses desde o inicio do contracto nova facturação, sempre com valores de consumo e de factura diferentes. Para mal dos meus pecados dirigi-me á Loja do Cidadão do Porto ao gabinete da ENDESA Portugal, e para 3 meses de contrato levei as 9 facturas, 6 notas de credito e duas ameaças de corte de energia e os comprovativos de pagamentos sempre em dia. Perguntei educadamente o que se estava a passar e que método novo (muito velho) era este de cobrar (roubar/esbulhar) facturas? Estive a manha toda L. C., nem os assistentes nem á super informada gerente, miguem me soube dizer o que se passava, o máximo que consegui foi que um dos atendestes enviasse um e-mail em Português para ENDESA Espanha e mais nada. Voltei a contactar a ENDESA pelo Telefone em que me dizem que foi uma contagem física e que se tinham enganado no valor a facturar!? E pergunto eu, se isso aconteceu depois da contagem física porque não se limitaram a acertar o valor no mês seguinte ou no fim de ano!? Para que este procedimento de notas de credito e re-facturamento!? Não me souberam explicar disseram que é assim!! Garantiram-me que se pagasse os novos valores com a nova diferença tudo ficava resolvido. Cansado deste atribulado percurso com a ENDESA paguei sempre tudo e voltei a pagar tudo outra vez o que me disseram para poder ficar com a situação resolvida. Mês de Junho de 2013, começou a tortura, nova ameaça de corte por falta de pagamento, está tudo pago, reparo que a data que refere o valor em falta de pagamento é 11/2012!? nem cero acreditar, a MERDA da endesa voltou a emitir notas de credito do mês de Nov. e Dez. que já se encontram pagas desde o primeiro dia que a factura chegou a casa com novos pagamentos posteriores e com pagamento final em Janeiro 2013 e que me garantiam que agora é que estava tudo bem que não voltaria a acontecer o mesmo.!!! Voltam a repetir o método,
    Estou cansado de ser serio

    ResponderEliminar
  3. O caso que conheço é bem mais ridículo. Atrevo-me a dizer que foi um acto de uma empresa extremamente incompetente e que muitos passos tem ainda para dar. Um amigo de família viu o seu contador da ENDESA ser removido em cerca de 15 minutos sem aviso prévio, sem motivo de falta de pagamento, apenas dois senhores se apresentaram à porta dizendo que tinham de retirar o contador. Ora o motivo descrito foi haver 2 buracos no contador, buracos esses que garantidamente não estavam lá no dia anterior [e acrescento que o contador se encontrava fora de casa, na escada partilhada com os vizinhos do prédio, acessível a qualquer um...]. Na hora disseram que o contrato estava terminado, sem papelada, sem mais um pio. Já tinha conhecido um caso semelhante, mas nesse caso tiveram a decência de trocar o contador na hora e abrir uma investigação para averiguar o sucedido, não cessando os serviços. Resumindo, o senhor de mais de 70 anos que vive sozinho, ao fim da tarde, altura do sucedido, teve de pedir ajuda para contactar a EDP para abrir um contrato novo, ficando à partida durante 48 horas sem electricidade em casa. A ver vamos se são realmente só 48 horas... Nunca tinha visto algo assim. A reclamação muito certamente vai a caminho, só falta saber se vão dar importância à coisa...

    ResponderEliminar
  4. Reclamação!!??

    As reclamações são em Lisboa e no Porto, e com a agravante que os incompetentes que estão nesses dois lugares não tem qualificação para responder ás questões levantadas pelos clientes uma vez que encaminham tudo para Espanha que face a esta incompetência se dá ao prazer de nada resolver..

    Como disse no comentário de 8 de Julho de 2013 estou cansado de ser serio, mas porque na vida vão aparecendo entidades como a Endesa que perante a incapacidade do consumidor de se defender (porque a Endesa não tem nem quer ter meios humanos nem politica da qualidade) vejo que sou enganado, esbulhado.

    O que fiz foi "do mal, o menos" e fiz novo contrato com o fornecedor "nacional" (chinês).

    ResponderEliminar
  5. Eu pagava media de 60 euros mensais de luz na EDP. Fui contactado pela Endesa que se mudasse para eles iria beneficiar imenso pois pagaria menos. Assim fiz. A primeira fatura que recebi para pagar, referente ao 1º mês foi de 302 euros. ENDESA nunca mais, são uns VIGARISTAS. Mudei imediatamente para a Galp.

    ResponderEliminar