Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

domingo, 22 de abril de 2012

A escravidão moderna.

Atualmente já não há trabalho escravo, ou provavelmente muitos pensam que não existe no Mundo atual um trabalho caracterizado como trabalho escravo, mas o melhor é começarem a pensar diferente porque atualmente existe um trabalho semelhante ao trabalho escravo e este fabrica inúmeros aparelhos tecnológicos que muitos possuem ou que sonham em possuírem a cada dia que passa ou a cada lançamento.
Vou citar um gênero de trabalho escravo que fabrica alguns dos aparelhos mais cobiçados do Mundo, que são o iPhone e o iPad, estes são fabricados na China e agora serão fabricados no Brasil. Não possuo informações sobre horas trabalhadas e salários dos funcionários que fabricam os aparelhos no Brasil, mas na China é algo extremamente ridículo e constrangedor.
A Foxconn sediada na China realiza um trabalho escravo e mal remunerado, provavelmente se a Apple realizasse a fabricação em seu país de origem, muitos não pagariam em torno de US$480 por um iPad e pagariam bem mais. Mas como a Apple direcionou a sua fabricação para a China o valor de compra consegue ser um pouco barateado e sabem porque? Porque a Foxconn na China paga para cada funcionário seu que trabalha 60 horas semanais o valor de US$14 por dia.
Como é possível atualmente verificarmos que há fábricas que abusam das pessoas ocasionando até problemas de saúde em muitos funcionários pagarem tão pouco e com tantas horas de trabalho? Isso é fácil de se responder já que a maioria das empresas fabricantes de aparelhos eletrônicos visam o lucro através de mão de obra barata, porque se fossem fabricar os seus produtos nos países de origem o valor de compra dos atuais aparelhos subiriam provavelmente em grande escala e assim ocasionaria em prejuízo e desemprego de milhares de trabalhadores.
Então todas as vezes que comprarmos um aparelho eletrônico com a designação "Made in China", "Made in Indonesia", "Made in Taiwan" e "Made in Hong Kong" provavelmente estaremos a financiar o trabalho escravo, a mão de obra barata e a exploração do material humano. Algumas marcas provavelmente possuem este mesmo procedimento, porque a Foxconn na China fabrica para outras grandes marcas no ramo tecnológico no seu pólo industrial com cerca de 250 mil trabalhadores, estas grandes marcas além da Apple são a HP, Dell entre outros.
Então deveríamos cobrar destas empresas melhores condições de trabalho para os seus trabalhadores e mantendo o mesmo valor de revenda, já que o papel principal em todo este processo desde a fabricação e até a venda é realizada pelo material humano, que atualmente na China existe em abundância mas que provavelmente em um futuro próximo, se continuar a exploração dos funcionários, poderá diminuir ocasionando em mudança de instalações para outro país que ofereça o mesmo padrão de qualidade com mão de obra barata e possível de ser explorada.

Sem comentários:

Enviar um comentário