Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Falta de Profissionalismo Parte VII - IEFP Portugal

Uh lá lá...... do jeito que vai, daqui a pouco serei obrigado a alterar o nome do meu querido blog, porque novamente fui exposto a uma situação ridícula, sendo uma entidade do Governo de Portugal deveria trabalhar melhor o trato com os desempregados, mas do jeito que fazem, continuam perdendo a credibilidade.
Como a maioria dos meus queridos leitores sabem, encontro-me desempregado e por estar a receber o subsídio de desemprego sou obrigado a apresentações quinzenais na Junta de Freguesia de Leça da Palmeira, cidade onde resido. Junta de Freguesia é como uma espécie de sub-prefeitura para quem reside em São Paulo ou um orgão semelhante em outros países.
Ontem foi o dia em que me apresentei na Junta de Freguesia e ao receber a declaração com a indicação da data para o próximo comparecimento verifiquei que havia uma indicação de vaga, mas a pessoa que faz o cadastro das apresentações me indicou que a responsável pelo esclarecimento mais detalhado e encaminhamento para uma entrevista não encontrava-se no local e me orientou que voltasse na data de hoje.
Pois bem, como não tenho interesse nenhum em ficar em casa só "coçando" me dirigi hoje a Junta de Freguesia e aguardei a minha vez para conversar com a responsável.
Entreguei o papel a ela, em seguida ela entrou no site do IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e foi buscar a vaga. Bem, se era apenas para acessar ao site e buscar a vaga indicada através do código que constava no papel eu o tinha feito em casa, mas já estava na Junta porque na maioria das vezes o site poderá estar desatualizado.
A responsável buscou a vaga e não a encontrou, e me indicou que a vaga já havia sido preenchida, então é possível imaginar como eu fiquei com esta notícia, já que fui ontem na Junta e a vaga estava disponível e hoje já não.
Pois bem, esta situação não é a primeira vez que aconteceu comigo através do IEFP. Quando residia em Coimbra me dirigi ao IEFP para verificar as vagas, saí de lá com uma indicação, mas antes de marcar a entrevista na empresa tinha que ligar para a empresa. O que ocorreu foi que ao ligar para a empresa fui indicado que a vaga já encontrava-se preenchida há quase um mês, então desde aquela época o IEFP já não possui tanta credibilidade comigo.
Hoje foi mais um exemplo de falta de profissionalismo desta entidade do Governo de Portugal, não é possível que uma vaga tenha sido preenchida em um tão curto espaço de tempo, praticamente em quinze horas úteis. Isso nada mais é do que brincar com o desespero das pessoas que realmente buscam uma vaga no mercado do trabalho, porque é inadmissível uma entidade que obriga as pessoas a se apresentarem quinzenalmente e divulga vagas que não existem.
Então o jeito é continuar a procurar trabalho e enviar curriculuns, mas também o melhor é começar a ter cuidado com as vagas divulgadas no IEFP, porque provavelmente são vagas fictícias para fazerem uma boa imagem as estatísticas do Governo de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário