Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

O surgimento do Bullying.

Como muitos da minha idade até uns anos atrás jamais havíamos ouvido falar desta palavra que atualmente já está mais conhecida do que moeda de R$1 ou de €1.
Na minha época de escola e que muitos amigos meus do Facebook poderão lembrar haviam brincadeiras, "zoeiras" e outras coisas que se acontecesse atualmente provavelmente estaríamos internados em alguma instituição de correção de menores infratores ou algo pior.
Pois bem, quando estudava havia o famoso "teba", "pescotapa" e entre outros, havia o famoso "campo de rasteira" que quem andava distraído por lá levava um "rodo" que chegava a erguer as "quatro patas" para o ar. Havia as piadas envolvendo o modo de depilar das mães, os apelidos a todos os colegas onde praticamente o número mínimo para cada um eram dez. Todos que estudaram na mesma época conhece bem tudo isso e todos sobreviveram saudáveis e contentes, e agora alguns estão casados outros não, mas pelo que sei, tudo que fazíamos naquela época era normal e ninguém adoeceu por causa disso tudo.
Atualmente só se fala de Bullying, chega a ser chato, se alguém ofende verbalmente o outro já é Bullying, se alguém dá um "pescotapa" no outro já é Bullying, afinal, qualquer coisa que se passa é Bullying. Mas então deveríamos separar bem as coisas antes de dizer que tudo o que acontece dentro da escola é Bullying.
Pois bem, o Bullying nada mais é do que agressão gratuita contra qualquer outra pessoa, quando uma pessoa é altamente agredida esta deverá buscar um meio de finalizar esta situação através de uma reclamação ou algo do gênero junto a direção da escola.
A agressão gratuita e sem motivo é que poderemos denominar como Bullying, na minha época de escola quando alguém falava mal da mãe de outra pessoa a resposta era a altura, e em seguida já estávamos entre risos e piadas e sem motivo algum para chegarmos as "vias de fato".
O que acontece é que muitos dos pais só sabem o que se passam com os filhos quando a situação já chegou a proporção muito maior do que se poderia imaginar, e quando chega a este ponto é porque é considerado Bullying.
Mas o Bullying só é caracterizado Bullying quando a situação é repetida em massa, intensamente, mas para chegar a este ponto a pessoa que está sofrendo o Bullying ficou calada e sofrendo, e só depois que praticamente já não há mais meios de ser revertida é que tentam resolver a situação.
Quem os pratica não podem simplesmente serem suspensos da escola porque isso é tudo que eles querem, o mais certo a fazerem é deixá-los na escola a estudarem sozinhos e ainda fazerem um serviço "comunitário" realizando a recolha de lixo das salas de aula e do pátio, porque assim, ao invés de irem para casa e ficarem sem fazer nada, ganham conhecimento e lição de cidadania.
O Bullying irá fazer parte da minha vida, mas não de uma maneira direta, será através do meu filho, então todos os pais que possuem filhos que ainda não foram para a escola ou que já estão a frequentá-las terão que participarem mais dos seus dia-a-dia, porque assim o que não havia na minha época de escola poderá haver um fim quando o meu filho começar a frequentar a escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário