Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

sábado, 14 de abril de 2012

A fabricação dos iPad´s no Brasil.

Para muitos foi uma conquista a instalação da empresa Foxconn no Brasil, situada na cidade de Jundiaí no interior do Estado de São Paulo, para outros nem tanto assim, porque o que está em jogo é o valor que será vendido o iPad no Brasil, mas não o novo iPad e sim até o iPad 2, porque o Brasil não possui estrutura para a internet 4G sendo que faz pouco tempo que iniciou o 3G+. Mas como a carga fiscal é muito alta no Brasil, é bem provável que o valor final de venda não seja tão diferente do valor de venda dos iPad´s importados que estão a venda.
Mas não é isso que vem sendo criticado por alguns sindicatos, a principal queixa é sobre a segurança, mas não a falta dela e sim o excesso. Para caminhar de um lado para outro dentro da fábrica não se pode estar sozinho, sempre em dois ou três, para se ir ao banheiro tem que ir acompanhado, e isso me faz lembrar das pessoas que quando entram em um banheiro público (masculino) escolhem sempre o mictório do meio se caracterizando como o famoso "fiscal de rola".
Mas esta segurança tão criticada pelos sindicatos não foi tão eficaz assim, porque no dia de hoje saiu na mídia a informação de um furto de sete iPad´s de dentro da fábrica, mesmo antes de saírem para o mercado já foram furtados.
Bem, com o vazamento desta notícia não é a imagem da empresa que é posta em causa e sim a imagem do Brasil, porque não é possível em uma empresa que fabrica um equipamento conhecido e desejado no mundo inteiro possuir funcionários que na primeira oportunidade furtam seus aparelhos. Com isso é bem provável que outras empresas pensem bem antes de construírem suas fábricas no Brasil, porque estarão a pensar se realmente valerá a pena contratar funcionários que poderão realizar furtos de seus aparelhos.
Devido a estas notícias a imagem dos brasileiros fora do país continua sendo generalizada, porque provavelmente este "furto" já ultrapassou as fronteiras da cidade de Jundiaí, e quando nós somos caracterizados como "ladrões" e "mal caráter" é porque não respeitamos o nosso próprio ganha pão e até mesmo o nosso lar, e assim fica difícil sermos respeitados em "casa de estranhos" com tudo que fazemos por merecer este tipo de rótulo.


Sem comentários:

Enviar um comentário