Não sou muito fã de política porque me julgo ser uma pessoa muito séria para falar ou escrever sobre um assunto que na minha opinião não possui seriedade nenhuma, já que fazem as pessoas de palhaços e brincam com as suas respectivas vidas pessoais e profissionais.
Falar sobre a política interna e externa do Brasil é algo complicado já que temos que estar atentos a tudo que se passa dentro e fora, mas vou dizer apenas o que vi e vejo desde o momento em que percebi algo de errado, porque o de certo anda meio tímido em aparecer.
A política interna no Brasil foi sempre mal realizada, mesmo no início do plano Real que fez com que o FHC (Fernando Henrique Cardoso) conquistasse a presidência após um plano eleitoral com a equiparação da moeda Real com o Dólar. Na época o que muitos queriam aconteceu, foi ter em mãos o acesso fácil a produtos importados e a viagens internacionais pagando pouco, mas os problemas internos continuavam, falta de infraestrutura em diversos locais do Brasil, saúde precária e sistema de transporte caótico.
Mas o que mudou a partir daquele momento foi a imagem do Brasil no exterior, esta imagem melhorou muito devido a inúmeras viagens que FHC realizou para promover a imagem no país do exterior, mas esta promoção não foi a toa, promover o Brasil fora serviu para atrair empresas dispostas a investirem no país e também para realizarem a compra de empresas estatais.
Após quatro anos de seu mandato o que era bom começou a piorar internamente, a cotação do Dólar em relação ao Real subiu bruscamente, a dívida externa seguiu o mesmo caminho e as pessoas viram os aumentos constantes dos alimentos, combustíveis, transportes e muito mais devido ao acordo com o FMI.
Acabou o mandato de FHC e começou o de Lula, assim este conseguiu junto ao exterior melhorar ainda mais a imagem do Brasil, e durante os oito anos de mandato o Brasil possui uma ótima imagem com grandes conquistas internacionais e a indicação de que a dívida externa do Brasil encontra-se totalmente quitada.
O Governo do Presidente Lula gerou muitos empregos, o índice de desemprego no país diminuiu bastante, mas para quem realmente vive o dia-a-dia indica que a situação continua difícil, e isso não saem nos jornais por aqui, fica apenas internamente porque se trata da imagem que o país deseja continuar a manter no exterior.
Bem, a política externa do Brasil vai muito bem, ao sentar com pessoas cultas e inteligentes é possível verificar que todos possuem uma imagem do Brasil que não é bem a realidade de quem vive ou viveu até recentemente no país. Pensam e divulgam que o Brasil está muito bem, sem dívidas, gerando muitos empregos de ótimas remunerações a todos os Brasileiros, é porque as informações sobre os problemas raramente ultrapassa as fronteiras do país, apenas quando uma pessoa sai do Brasil e começa a dizer a real situação do país é que as pessoas começam a possuir uma visão diferente da anterior.
Mas a realidade para quem reside no Brasil é outra, o custo de vida aumentou muito, a saúde continua precária, o sistema de transportes das grandes cidades não respondem as expectativas das populações, há violência constante e a corrupção corre livre, leve e solta em todo o país.
Um exemplo de boa imagem do Brasil no exterior foi visualizada após a visita da atual presidente, a Presidente Dilma aos Estados Unidos, e lá conseguiu assinar um acordo para exportação da Cachaça Brasileira. Isso realmente é muito bom para os fabricantes, mas quem está em outros países desconhecem a mão de obra precária que existe em muitas plantações de cana de açúcar que é a matéria prima necessária para a sua fabricação, chegando a utilizar mão de obra escrava, esta que é crime mas que ainda persiste em muitos locais.
O Brasil está crescendo, uma parte por causa dos altos impostos que protegem o país da crise mundial e que faz com que quando o consumo diminui abaixem uma parte dos impostos temporariamente para acelerar o consumo e assim "alegrar" a vida da população, mas há poucos bons atos de política interna, porque o essencial do Brasil atualmente é manter a boa imagem no exterior, assim atrair investimentos onde no final somente as empresas e o governo saem lucrando com tudo isso, porque internamente continuará o caos na saúde, nos transportes, habitação, alto custo de vida, violência, corrupção e a falta de saneamento em diversos locais do Brasil.
Sem comentários:
Enviar um comentário