Neste Blog poderá encontrar algo diferente para ler, uma nova perspectiva sob um novo olhar de quem inicia na árdua tarefa de escrever o que pensa.

terça-feira, 17 de abril de 2012

O culto pelas tragédias.

Venho neste texto não apenas expressar o meu ponto de vista sobre uma situação interessante que vi passar, ou que muitos viram passar, mas também não quero indicar sobre qual evento teve mais importância do que o outro e nem um pouco fazer com que os meus leitores venham a conhecer o meu time de coração, mas de uma coisa é certa, o que vi por aqui foi mais a notícia de uma tragédia do que a notícia de uma festa.
No mesmo dia do mesmo ano, 14 de Abril de 1912 houve dois eventos, uma catástrofe de nível mundial e a formação de um dos maiores times de futebol de todos os tempos.
No Sábado o que foi mais falado por aqui foi o aniversário de cem anos da tragédia do Titanic, esta embarcação que na época era considerada a mais segura do Mundo e que ocasionou em inúmeras mortes com o seu naufrágio e que ainda hoje é muito falado e sentido por milhares de pessoas. Também houve no mesmo dia o aniversário de cem anos do Santos Futebol Clube, o time que lançou Pelé para o futebol mundial e que conseguiu parar uma guerra civil na África só para vê-los jogar, mas deste acontecimento poucos devem ter conhecimento, mas então, onde quero chegar com isso?
Pois bem, isso é fácil de ser respondido. Quero chegar em algo que a mídia faz normalmente e que já fazem parte da rotina de muitos, ou praticamente de todos, que a notícia que se vende mais ultimamente é a notícia sobre tragédias e catástrofes.
Lembrar mais do Titanic do que de um time de futebol é normal, porque mexe-se com as lembranças de muitas pessoas, parentes e sobreviventes que lembram-se daquela data fatídica, mas lembrar de um time de futebol e do seu aniversário é algo pejorativo e que provavelmente não trará tanto ibope assim.
Mas o culto a tragédia já existe há anos, e não vai ser agora que a coisa irá mudar, e se formos pensar, até mesmo na internet brasileira houve em algumas situações em que o aniversário da tragédia do Titanic se destacou mais que o aniversário do Santos Futebol Clube.
Acho que fica a dica para o futuro, onde provavelmente nos transformaremos em pessoas mais tristes com a ajuda da mídia que a cada dia que passa irá empenhar-se ainda mais para divulgar apenas notícias sobre tragédias, porque boas notícias atualmente estão escassas, mas não podemos pensar desta maneira, porque senão ficaremos cegos para momentos de felicidade e assim por diante.
O melhor a fazer é trabalharmos intensamente contra este "culto" que parece querer se estabelecer ainda mais, e ao fazermos da nossa vida e da vida de todos ao nosso redor vidas melhores provavelmente haverá um maior valor das boas notícias do que das más notícias.

Sem comentários:

Enviar um comentário